casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Homenagem a 'Bobby' Fisher...



Aos 64 anos, na Islândia

Faleceu hoje, 18 de Janeiro de 2008, o 11º campeão do Mundo, Bobby Fischer, um dos maiores xadrezistas da História.

«Morreu o jogador Bobby Fischer, que se tornou no mais jovem grande-mestre da história da modalidade, quando recebeu o título em 1958, com 15 anos.

Robert James Fischer nasceu em Chicago a 9 de Março de 1943 e atraiu a atenção do público norte-americano para o xadrez, sobretudo quando ganhou o campeonato mundial de 1972, batendo o soviético Boris Spassky.

A sua morte acontece pouco antes de completar 65 anos, na Islândia, país de que se tornou cidadão em 2005. Fischer estava gravemente doente há algum tempo, conta a BBC no seu site, citando a comunicação social islandesa. Mas a causa da sua morte não é revelada.

Fischer refugiou-se na Islândia por ser procurado nos Estados Unidos, devido a ter quebrado sanções internacionais do país, por em 1992 ter jogado uma partida na ex-Jugoslávia. Obteve a nacionalidade islandesa para evitar ser deportado.

O antigo campeão também afastou muitos dos seus concidadãos americanos por ter feito declarações anti-semitas e por ter manifestado apoio aos ataques de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque, em que morreram cerca de três mil pessoas devido ao embate de dois aviões nas torres gémeas do World Trade Center.

Antes de se mudar para a Islândia, Fischer viveu anonimamente no Japão durante vários anos. »

(in PUBLICO.PT)

1 comentário:

ElToreroBombero disse...

Foi o único Campeão do Mundo que se reformou imbatível !!!