casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Crónicas sobre Xadrez...

A partir do próximo domingo e com carácter semanal, vamos começar a reeditar uma série de Crónicas sobre Xadrez que foram publicadas semanalmente no jornal "O Ribatejo" durante o ano de 1998.

Estas Crónicas foram feitas por um jogador da cidade (que militava no Grupo de Xadrez de Santarém (GXS) ) e foram um dos nossos primeiros passos para tentar voltar a "levantar" o xadrez em Santarém. Cidade com grande tradição na modalidade. O 1º presidente e fundador da Federação Portuguesa de Xadrez era de Alpiarça - Dr. João Maria da Costa - e um dos jogadores do GXS foi 6º no Campeonato de Portugal - Manuel Martinho Lopes !
Como a maioria dos seus jogadores eram irreverentes e pensavam demais, o regime de Salazar destruiu parcialmente este convívio e Grupo.
Após cerca de 20 anos de inactividade, fomos nós, uma dúzia de recentes jogadores (na altura) que tentámos reerguer o Grupo de Xadrez local e consecutivamente, o xadrez na cidade. Enfim... conseguimos parcialmente. Já não há Salazar mas o lobby "anti-modalidade que não dá dinheiro e não é futebol", nunca nos facilitou a vida nesta cidade.

Portanto, não esqueçam ! Reedição das Crónicas de Xadrez neste Blog a partir de domingo !
.
.

2 comentários:

CRAZYCHESS disse...

Caros Amigos,

Entre outras coisas, une-nos o gosto pelo xadrez. Descobri este vosso blogue à pouco, e, dou-vos os parabens pela irreverencia.
Como os grandes "media" praticamente não noticiam sobre o xadrez, é importante que os "aicionados" o façam, a bem da comunidade xadrezistica.
Eu, para o meu recentemente filiado clube de xadrez, também criei um blogue, e, vou tentando dizer alguma coisa, embora mais com carácter informativo.
Um abraço
Afonsov
www.mcp-crazychess.blogspot.com
www.motoclubedoporto.pt

Xeque-ao-rei disse...

Ainda bem que gosta, e obrigado pelo apoio. Se os xadrezistas fossem pessoas solidárias decerto o xadrez estava noutro patamar. A competição acaba no tabuleiro, e por muito que pensem que não, na vertente amadora, não passa de um jogo. No nosso País, existem demasiadas "quintinhas" e parece que o tal jogo se prolonga para lá do tabuleiro...daí as constantes guerrinhas. Parabéns pelo vosso blog.