casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

O velho tabuleiro portátil




Este tabuleiro velhote já terá certamente 35 anos. Andaria eu pelos 13/14 anos e não sei como nem porquê vi-me proprietário do tabuleiro da foto. Pensando nisso..onde fui arranjar dinheiro, ou quem me deu este tabuleiro? Um mistério a desvendar... Na altura os putos de 13 anos não andavam com os bolsos recheados, e este portátil era um luxo ! Seria hoje o equivalente a uma consola topo de gama.

Na altura, LCD's , Plasmas e outras modernices, faziam parte da ficção cientifica.
Este não usa pilhas, não tem base magnética, não tem som, e é preciso uma certa ginástica na ponta dos dedos para mexer as peças.
São peças em plástico que se jogam com a ponta dos dedos. Em primeiro plano, os buracos para as peças tomadas. Curiosamente, só reparei agora que da para apenas 14 peças, o que implica que o rei tenha sempre companhia.



Como se pode ver na imagem, há muito que perdeu a cor original a imitar a ganga.

O tabuleiro recolhe para a esquerda e depois a dobra da direita fecha-o dentro da bolsa. (alta tecnologia !)
O sol, as mãos sujas , o pó e a patine do tempo encarregaram-se da mudança de cor.
Mas... que saudades, de jogar com o meu irmão em filas, aguardando a chegada da nossa vez.
As partidas que nele foram reproduzidas....

Não está à venda !
.

Sem comentários: