casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Xadrez, e outras coisas do antigamente!

Clike na imagem para aceder ao extraordinário mundo do ZX Spectrum





Desculpem os nossos leitores do Norte, mas dizia-se no antigamente que quem não era do Benfica não era bom chefe de família, assim como havia outros chavões tais como beber vinho é dar de comer a 1 milhão de portugueses e outros que tais, nem sempre verdadeiros :)
Isto tudo para lançar mais um chavão: Quem não brincou com um ZX Spectrum não sabe o que é a informática ! :)
Pois descobri um "site" sensacional que me fez lembrar as deitadelas às 4 da matina, para no dia seguinte me levantar às 7 e ir trabalhar. Tudo isto à volta do velho Spectrum e do seu fabulástico gravador-lento-como-o-caraças que carregava o software.
Ainda me lembro do meu 1º Spectrum comprado para os lados de Alcântara por 23 contos (!!!), uma fortuna na altura e adquirido na importação paralela, à noite, e depois da loja fechar ao público. Todos os ZX Spectrum que eram vendidos pelo importador oficial custavam no mínimo 26 contos.
Para terem uma ideia, entrei em Julho de 1982 para o extinto Crédito Predial Português e o meu primeiro vencimento base eram 18 contos. Por isso, adquirir um Spectrum na altura representava mais que um vencimento.
Agora, quando descobri o site, o 1º jogo que procurei foi o Cyrus is Chess, que era um pequeno programa de xadrez (para aí com 16 K, ou menos) mas que tinha uma força de jogo superior aos maiores (com 40 K).
Lá joguei uma partidita num nível baixo e acabei por ganhar, como pode ser visto na foto do final de jogo.
Entretanto no site vi mais 3 programas de xadrez que existiam na altura. Dei por falta do "velho" Chessmaster e mais um que agora não me lembro o nome, mas que era o mais forte de todos, e saiu depois dos outros. Experimentem jogar e vão ver que os 16 , os 32 e os 40 K na altura já eram adversários chatos. Hoje o Ribka, o Fritz ou o Hiarcs têm não sei quantas vezes a capacidade de cálculo desses programinhas, já não falando nas poderosas bases de dados.
Mas.. era o xadrez cibernético dos anos 80 ! (Maravilhoso na altura..)


Clikem nos tabuleiros para aumentar as imagens e matar saudades ;)

Aproveite, clike AQUI e veja esta curiosidade

4 comentários:

Anónimo disse...

E quando a cassete dava erro? :)

Eu levei os primeiros mates do Chess Tutor.

3 níveis que eram, ao tempo, inultrapassáveis :)

http://www.worldofspectrum.org/infoseekid.cgi?id=0000920

Unknown disse...

Foskas,
Vocês são mesmo jurássicos.Afinal não sou só eu.
Afonsov

Xeque-ao-rei disse...

Eu estive de 1977 a 92 praticamente sem jogar xadrez. Como na altura não havia net os únicos adversários que me aturavam eram os programas do ZX Spectrum. Há algum tempo dei com 1 partida apontada "à la pata" com o Chessmaster do ZX Spectrum. Nessa altura uma printer era em papel térmico, caríssima e quase inacessível para um teso.

Anónimo disse...

No spectrum o meu jogo de eleição era o
Colossus Chess 4...
Quando o programa entrava aparecia com um aspecto 3D Horrivel mas depois fazia-se uma combinação de teclas e punha-se o 2D ideal para as partidas...

Exprimentei recentemente com um emulador de Spectrum para PC e não perdi uma partida, embora as vezes as partidas estivessem muito equilibradas...


Podem-no encontar aqui...

http://www.worldofspectrum.org/infoseek.cgi?regexp=^Colossus+Chess+4$&pub=^CDS+Microsystems$&loadpics=1