casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mais carne pra canhão !

Enquanto fazia algumas pesquisas na net sobre o tema, encontrei a historia do NRP (Navio da República Portuguesa) Afonso de Albuquerque que foi afundado em combate com forças navais da União Indiana (3 fragatas e 2 contratorpedeiros) em 18 de Dezembro de 1961, ao largo de Mormugão, durante a invasão do Estado Português da Índia.
Este é um excelente exemplo do que pode ser considerado "carne pra canhão", e que ilustra as participações dos nossos jovens xadrezistas:



Infelizmente, passados quase 47 anos a mesma mentalidade continua. Mandamos (a FPX) os nossos jovens servir de carne para canhão nos Europeus de Xadrez. Por muito brio e empenho que eles tenham em defender as cores portuguesas, a desproporção é quase a mesma de 1961!
Claro que existem jogadores com nível para estar presentes e esses demonstraram-no logo na 1ª sessão. Confiram todos os resultados dos Portugueses e vejam que os únicos jovens que têm nível para representar Portugal condignamente são o MF Rúben Pereira e a MFF Ana Baptista, com numeros de entrada 15/16º e 11º

.
No final, vai ser mais do mesmo. Temos 2 ou 3 jovens com classificações meritórias e os restantes perdidos pelo 2º terço da tabela...
Será altura de recuperar um artigo/projecto do Luís Costa em que estabelecia parâmetros de ELO mínimo que os jovens teriam de atingir para poderem representar Portugal na categoria.
Será assim tão difícil ?

Sem comentários: