casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Partidas Imortais - Alekhine-Prat , París, 1913

O conhecido treinador de futebol José Mourinho costumava espicaçar os seus jogadores com bocas saídas na imprensa e presumívelmente atribuídas às cores adversárias. Os famosos Mind Games do Zé Mourinho.
A rapaziada que está em HERCEG NOVI (MONTENEGRO) precisava possivelmente de um treinador desse tipo para se superar. Em 12 jogadores raros são os que vão voltar com uma performance superior ao seu Elo. É assunto para reflectir...
Delegações anteriores, queixavam-se de que não tinham apoio, treinadores, etc..
Nesta delegação foram 3 treinadores, o que dividindo pelo numero de participantes dá um treinador por cada 4, o que parece mais que suficiente face às possibilidades do xadrez nacional.
É verdade que tem havido jogadores que se superam numa ou noutra partida, mas no geral não se pode dizer que esta delegação nos encha de orgulho.
Quem diz que não compete internacionalmente, o mínimo que se pode exigir é que nos torneios desse tipo que lhes são facultados façam as performances ditadas pelo seu ELO.
Performances substancialmente inferiores, será um bom motivo de reflexão e de análise, e gostaríamos que os relatórios da participação (se vierem a haver) fossem tornados públicos perante a comunidade escaquistíca.

Entretanto, aqui fica um jogo dos bons para se inspirarem:

Sem comentários: