casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Cabo Verde: Notícias do amigo Francisco Carapinha...

O amigo Francisco Carapinha foi eleito Vice-Presidente da Associação de Xadrez de S. Vicente e pretende organizar um festival de xadrez com a presença do campeão de Portugal - António Fernandes.

A tomada de posição tem a ver com o email que enviou ao António Fernandes e que abaixo reproduzo (tendo sido dado autorização para divulgá-lo):


« Caro amigo,

E permite que te trate assim.

Nada do que aqui te escreverei terá a ver com a minha posição pessoal nem com o convite que te enderecei para vires a Cabo Verde.

Estava longe de imaginar que, ao seres Campeão de Portugal (pela 12.ª.vez), uma polémica acerca da selecção olímpica, te iria envolver, porque para mim, qualquer campeão nacional deve fazer, SEMPRE , parte da selecção do seu país.

O seres Campeão de Portugal, logo um dos campeões da CPLP, permitiu-me a liberdade de te convidar para vires a Cabo Verde fazer uma divulgação e promoção da modalidade.

Quem me conhece, percebe e sabe identificar a minha escolha, e sabe também o motivo porque te escolhi, para apadrinhares Cabo Verde, actualmente o meu país de acolhimento, na divulgação da modalidade que me é tão querida, não só em S. Vicente como nas restantes ilhas.

Sei que este país, que não é o teu, nem o meu, mas sei também que te esperam para demonstrares uma única coisa:

"O Xadrez é nosso", nunca dos bravos ignorantes.

E se as coisas não correrem tão bem como isso, sei também, para vergonha de algumas personagens (que se auto identificam com o xadrez), que na próxima olimpíada, nos poderemos unir, e quem sabe, representar outro país, que também fale a língua de Camões.

Portugal, necessita de saber quem são os elementos necessários à construção, reafirmação e identificação do país, mas certamentente não necessita dos bravos ou bravíssimos que se aproveitam dos cargos que ocupam para nos quererem fazer passar por parvos.

O xadrez é uma arte, um desporto e uma ciência, que nós, e permite António Fernandes, que me chegue à tua grande dimensão, deveremos defender, como pessoas de bem.

Um abraço amigo

Francisco Carapinha
Vice-presidente da Associação de Xadrez de S. Vicente (Cabo Verde) »

.

3 comentários:

Anónimo disse...

Grande, mas grande Carapinha!
Pegai lá: Um Bispo daqueles terríveis a dominar longa diagonal b2-h8, depois um torre na 7ª, um cavalo em e6, e um peozito quase quase na promoção!
Depois, depois, a fina ironia, o cinzelado do final à Capablanca:"bravos ignorantes" ( Ah! Ah! Ah!-genial)
Eu não sei quem é o Carapinha, mas isto é melhor do que a idiotia sensaborona do match do Anão e do kraclip!
Não sei quem é o Carapinha, mas que o "gajo" não é "louro" ai isso não é de certeza! Não sei quem é o Carapinha mas dá umas carecadas nos desgovernantes do nacional xadrezismo, ai isso dá! Belo Post, que por acaso não foi ao poste foi golo!
Do Festinhas na Barriga, agrado com o Sr. Carapinha.

Anónimo disse...

As notícias estão a sair um pouco atrasadas neste blogue,AHAHAH
No blogue:http://aladerei.e-xadrez.com/ a notícia já saiu no dia 14 de Outubro! AHAH

Anónimo disse...

Problemas técnicos com o email impediram que fossemos os primeiros a publicar tal noticia. Azar.