casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Estrunfes celebram hoje 50 anos !


Estrunfes, Smurfs, Schtroumpfs ou simplesmente Pitufos... são as célebres criaturas azuis que fazem em 2008, 50 anos de existência!


Os
Estrunfes, os famosos gnomos azuis criados pelo desenhador belga Peyo, celebram, neste ano, o 50.º aniversário (surgiram a 23 de Outubro de 1958, no número 1071 da revista "Spirou"). O pontapé de saída das festividades já foi dado.

O "pontapé de saída" das festividades foi dado em Bruxelas, terra natal de Pierre "Peyo" Culliford, numa conferência de imprensa com a participação da viúva e filhos do autor, e de outros membros da vasta equipa que mantém os "estrunfes" em actividade mesmo após a morte do desenhador, em 1992. festejar o seu 50.º aniversário com a realização de uma digressão europeia e novas aventuras, aos quadradinhos e também nos ecrãs de televisão e salas de cinema.

Entre as iniciativas previstas para todo o ano, contam-se a edição, ainda este mês, de mais um álbum de banda desenhada - com o título original Les Schtroumpfs et le livre qui dit tout (Os Estrunfes e o Livro que Diz Tudo) -, novos episódios de desenhos animados a serem difundidos em numerosos países (incluindo Portugal), um filme de animação em três dimensões, e a aposta em livros de actividades, jogos (também na Internet) e estatuetas comemorativas para coleccionadores.

A principal marca das celebrações será todavia a digressão europeia, que levará milhares de "estrunfes" a invadir as ruas de diversas cidades europeias, numa iniciativa dirigida às crianças e cujas receitas reverterão a favor da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

A ideia consiste em acordar várias cidades a uma certa manhã - os nomes e as datas mantêm-se
Paralelamente, em cada um dessas cidades será leiloado um "estrunfe" decorado por uma celebridade - com as receitas a reverterem a favor da Unicef -, será realizada uma exposição dedicada ao 50.º aniversário e um zeppelin sobrevoará o local das festividades. em segredo - com diversos milhares de "estrunfes" (brancos) espalhados pelas ruas (na fila para os correios, à espera de autocarro, a brincar no jardim ou em qualquer outra actividade), sendo as crianças convidadas a levar para casa e a decorar. As obras mais criativas, serão premiadas.



Criados em 1958 por Pierre Culliford (nascido em Bruxelas em 1928), os "estrunfes" conheceram o seu pico de glória na década de 1980, quando os estúdios Hanna-Barbera deram animação aos gnomos azuis, em desenhos animados transmitidos pela cadeia televisiva norte-americana NBC e que rapidamente deram a volta ao Mundo.



Muito parabéns, muito anos de vida !!!
.

Sem comentários: