casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Xadrez: António Fernandes queixa-se ao Governo


Pronto ! Agora é que eu vou comprar um saco XL de pipocas e sentar-me a assistir a isto !

Notícia hoje no Jornal Record:

« Xadrez: António Fernandes queixa-se ao Governo

DEVIDO À EXCLUSÃO DA SELECÇÃO NACIONAL

O campeão nacional absoluto de xadrez, António Fernandes, recorreu para o secretário de Estado da Juventude e Desporto
expondo o facto de ter sido excluído da selecção nacional para as Olimpíadas da modalidade, que se disputam em Dresden, Alemanha.

Em declarações à Agência Lusa, António Fernandes alegou reunir as condições exigidas nos regulamentos da competição -dado o campeão nacional ter acesso automático à prova -, lamentando que a Federação Portuguesa de Xadrez (FPX),
apesar de ter reconhecido que errou ao não seleccioná-lo, não volte atrás com a decisão.

"Segundo os regulamentos o campeão nacional garante a presença nas Olimpíadas. A direcção da Federação não pode passar por cima dos regulamentos e o que me dizem é que a decisão está tomada e é irreversível", explicou o xadrezista.

Depois de ter "esgotado hierarquicamente" todas as tentativas de protesto na FPX por não estar incluído na selecção olímpica nacional que vai jogar entre 12 a 25 de Novembro, em Dresden, António Fernandes decidiu recorrer a Laurentino Dias expondo o seu caso.

Por se considerar lesado "moral e desportivamente", António Fernandes avançou que o seu advogado está a estudar "todas as possibilidades", ponderando apresentar uma queixa-crime, se for necessário para reparar a injustiça.

Segundo os regulamentos das Olimpíadas, as inscrições para a prova terminavam a 12 de Julho, pelo que a FPX decidiu que só seriam considerados os resultados das competições até 31 de Maio para seleccionar os atletas, com excepção para os torneios de Mestres e de Honra.

No entanto, no final de Agosto, a página oficial das Olimpíadas divulgou que o prazo inicialmente estabelecido para as inscrições seria alargado até 12 de Setembro, pelo que poderia haver lugar a substituição de jogadores.

António Fernandes explicou que o campeonato nacional, que decorreu em Setembro, terminou dentro dos prazos estabelecidos pelo que podia ser inscrito, além de que deviam ser contabilizados os campeões nacionais dos dois últimos anos.

"Mesmo que tivessem de escolher a 12 de Julho, têm de contar com a possibilidade de inscrever um campeão nacional que não esteja seleccionado pelo 'ranking' (ELO FIDE), tanto seja masculino ou feminino", esclareceu.

O xadrezista alega ainda que, antes da competição, haverá a chamada "reunião de capitães" de selecção que, além de outros assuntos, serve para se confirmarem os jogadores.

"Na nossa selecção já tivemos uma alteração no próprio dia de embarque", relembra António Fernandes, que soma no currículo 12 títulos de campeão nacional, observando que "a obrigatoriedade de inscrição do jogador não é de todo correcta".

António Fernandes reafirmou que a FPX "ainda pode voltar atrás", mas, segundo o xadrezista a direcção do organismo mantém o "finca-pé" e afirma "que a decisão está tomada e é irreversível".

António Fernandes, praticante da modalidade há 38 anos, disse à Lusa que várias Associações quiseram fazer uma Assembleia Geral para debater a situação, mas a direcção da Federação terá vetado a proposta.

"É a primeira vez que um campeão nacional não participa numa competição destas. Alem disso, nem o vice-campeão nacional Diogo Fernando irá à Alemanha. Como é que é possível que isso acontecer?", questionou.

A Agência Lusa contactou a Federação Portuguesa de Xadrez, mas esta não respondeu em tempo oportuno. »


Link para a notícia no jornal Record AQUI.

.

Sem comentários: