casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sábado, 15 de novembro de 2008

«Al-Kasaba: a última cidadela» - A Casa do Xadrez critica...

.
Fomos ver ! Fomos ver ! «Al-Kasaba: a última cidadela» (click para ver a introdução)

Desde já ficam muitas das imagens deste evento cinematográfico...


























Claro está que a Casa do Xadrez se fez acompanhar com muitos membros e ao seu mais alto nível. Éramos muitos principalmente.

Antes, foi o reunir como é hábito, ao jantar, por volta das 20h00m. Não foi no nosso restaurante de eleição em Alpiarça porque, como o Teatro era em Santarém, optámos - por uma questão de tempo e logística - por ficar em Santarém mesmo.








Chegámos ao Teatro Sá da Bandeira como estipulado, por volta das 21h30m. Após validação dos nossos convites, entrámos.

O ambiente já estava "composto". Muita gente de muitas idades. Dos 22 aos 70 anos. Uns conversavam e reviviam velhos amigos, outros simplesmente sentados ao balcão, observavam...


Haviam vários grupos de diferentes estratos sociais espalhados pelo pequeno espaço do café do Teatro. Um ambiente onde se respirava cultura, respeito e expectativas quanto à peça.
Tinha "enredo" para agradar a todos - gregos e troianos...

A peça começou a "rodar" por volta das 22h00m e acabou por volta das 23h00m. Seguiu-se um debate de ideias e criticas de como torna-la mais interessante, já que se tratava de uma ante-estreia.
Eu acho que foi muito boa.

Precisa de pequenas afinações para a estreia oficial ao público em geral, dia 18 de Dezembro, mas tem muito potencial. As criticas foram ouvidas, assentes pela Produção e Realização e penso que serão e estarão corrigidas a tempo de estreia !



Não quero "abrir o véu" - como se costuma dizer - mas trata-se de um documentário da história de Portugal e de Santarém em particular muito, muito interessante. Onde cidades e vilas tomaram aspectos fulcrais na história que eu nem sabia !
E Santarém ?... Bem... a importância que esta cidade teve. Pode mesmo dizer-se que foi a "capital" de Portugal e seu último reduto durante muitos anos e por várias vezes ! Incrível...


Nota: Isto é puro cinema amador. Não esperem milagres !

Venham ver. Vai valer a pena!

O preço ? Não sei... mas nunca será caro. 5 euros ?!


.

Sem comentários: