casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O "roedor" fez anos !

.


Esta semana celebrou-se o 40º aniversário do rato do computador e, para assinalar a data, vamos aqui assinalar algumas datas importantes na «carreira» deste pequeno «roedor»...

1964
Douglas Engelbart foi o engenheiro que, em 1964, criou um protótipo para interagir com um computador ao qual deu o nome "à america idiota" de "X-Z Position Indicator for a Display System", qualquer coisa como "Indicador X-Y de posição para um sistema de visualização ". Tinha nascido o rato, após 4 anos de trabalho!

1968
Foi preciso mais 4 anos para que a equipa de Douglas de 17 investigadores apresentarem o revolucionario dispositivo feito em madeira na conferência Fall Joint Computer no Centro de Convenções, em S.Francisco para uma audiência de 1000 peritos em computadores. Neste ano de 1968 e nesta mesma conferência foram também apresentados outras inovações que, hoje em dia, fazem parte do nosso quotidiano: hipertexto, endereçamento de objectos, "linkagem" de ficheiros dinâmicos e, pasme-se, a primeira videoconferência da história ! Enfim, era todo um mundo novo que dava os primeiros passos na cidade do "Flower Power".

1970
Douglas regista a patente do seu invento em 1970 e dedica-se a desenvolver programas para computador, designadamente deve-se a ele as primeiras ideias do sistema de janelas (!)

1983
A Apple lança o primeiro rato para trabalhar com os computadores Mac.

1987
Neste ano, é a vez da IBM lançar o seu rato com os seus "personal computers". Desde aí, o rato passa a ser um objecto fundamental em todos os computadores e começa a sua evolução por várias marcas .

1993
Surgem os primeiros ratos ergonómicos, deixando de lado o desenho "quadradão" dos primeiros.

1995
Surgem os primeiros ratos com roda de deslocação.

1999
A Microsoft inventa o rato óptico e com ele desaparecem as irritações dos utilizadores que eram obrigados a limpar regularmente a bola dos ratos.

2003
A empresa Gyration apresenta o primeiro rato optico xom um revolucionario giroscopio que funciona em pleno ar e não precisa de estar apoiado na secretária. É só agarrá-lo e movimenta-lo para o cursor andar no ecrã através de ondas rádio a 80Hz.


Parabéns ao rato do computador !!!

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Preocupar-me-ia mais com estes ratos:

Compraram o Speedy Gonzalez concerteza !
http://www.base.gov.pt/_layouts/ccp/AjusteDirecto/Detail.aspx?idAjusteDirecto=624

No tempo de ratos a 5 e 10 euros, um organismo do estado compra por 78 euros. Acho que deve ter vindo a família toda atrás, pelo menos atá à 3ª geração !
Ratos de colarinho branco são mais perigosos!

Anónimo disse...

O gajo da foto parece o "Carlinhos" com mais 10 anos e mais 10 Kgs lol

Anónimo disse...

No ambito desta noticia, informo que a Logitech chegou recentemente ao rato número mil milhões !!!
É muita rato à solta ! :)

Anónimo disse...

Bolas... não é que o gajo parece mesmo o "Carlinhos" ?!? Espectáculo! :))))