casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

26º Torneio "Acropolis 2009": Nikolaos Karapanos morre durante partida



No torneio internacional grego Acropolis 2009, a tragédia ocorreu quando o jogador local Nikolaos Karapanos (2206) foi vitimado por um ataque cardíaco durante a partida de xadrez que disputava.

O xadrezista de 43 anos estava a assinar uma partida brilhante frente ao Mestre Internacional Israelita Dan Zoler (2472), quando ao 37º lance numa posição ganhadora, mas em apuros de tempo, teve um colapso cardíaco, sendo prontamente assistido pelo seu adversário que é médico.

Dan Zoler, acabou por abdicar, concedendo a vitória ao jogador grego (algo que inevitavelmente iria acontecer no decurso do jogo com 37.Rxf7+ Kg8 38.Rxf6), retirando-se também da prova por não ter condições psicológicas para competir nas restantes rondas do torneio.

Apesar de tudo esta situação não é nova, uma vez que em 2000 o reputado GM Russo Vladimir Bagirov, foi também vitima de um ataque cardíaco durante uma partida de um torneio na Finlândia, tendo falecido no dia seguinte.

Veja aqui a ultima partida e última vitória de Nikolaos Karapanos.

in SCN
.

Sem comentários: