casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Xadrez mais pequeno do mundo...

No xadrez mais pequeno do mundo cada peça é metade de um fio de cabelo.

Tabuleiro de xadrez desenvolvido por alunos da Texas Tech














Nunca vai ser possível ter a percepção exacta do tamanho desta pérola tecnológica, mas fixem-se as medidas: o tabuleiro de xadrez mais pequeno do mundo tem 435 micrómetros de lado (um cabelo humano tem cerca de 100 micrómetros de diâmetro), e cada peça tem 50 micrómetros de largura.

O projecto venceu uma competição de design na categoria de micro-electrónica e mecânicaSandia National Laboratories, na Califórnia. Outro trabalho vencedor foi uma barbearia do tamanho de uma ervilha, pelo menos é assim apresentada. Ambas as peças são para manipulação robótica, por muito jeito que pudessem dar em mini-kits de viagem. dos

O tabuleiro de xadrez foi desenvolvido por estudantes da Universidade Texas Tech, em Lubbock. As peças estão preparadas para ser manipuladas por um braço robótico. Já a barbearia, apetrechada para atender um cabelo de cada vez, inclui zona de corte, espelho e secador e foi concebida por alunos da universidade de Utah.

Entre os requisitos promovidos pela competição estão as noções de máximo e mínimo, a quantidade de força necessária para mover o objecto e o grau de liberdade necessário à execução de uma tarefa. A começar pela liberdade criativa. Os projectos foram executados nos últimos nove meses e apresentados pela primeira vez em Maio.


in Ionline

Sem comentários: