casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Camp. Nac. Jovem de Semi-Rápidas - 265 jovens xadrezistas

Miguel Gaião (UDRZA) - 3ºClassificado nos Sub-08




"Cerca de 265 xadrezistas, oriundos de Norte a Sul do país, deslocaram-se no passado Sábado, dia 13 de Novembro, ao Pavilhão Municipal do Bombarral para disputar o Campeonato Nacional de Semi-Rápidas para Jovens.

A prova foi organizada pela AXL - Associação de Xadrez de Leiria e pela Academia de Xadrez do Bombarral, por delegação da Federação Portuguesa de Xadrez, que fazem um balanço positivo da mesma, nomeadamente ao nível do número de xadrezistas presentes.


Segundo o Árbitro Internacional Carlos Dias, também Presidente da AXL, “comparativamente com os outros campeonatos, julgo que batemos o recorde em termos de número de participantes”.


Ao nível da organização, o dirigente considera que esta “esteve bastante cuidada, tirando um ou outro pormenor que teremos que rectificar em organizações futuras, mas no cômputo geral as coisas correram bem e pelo que me tem sido transmitido as pessoas gostaram da organização”, acrescentou.

Relativamente a eventos futuros, Carlos Oliveira Dias deixa no ar a possibilidade de se vir a realizar no Bombarral, durante o período da Páscoa, o Campeonato Nacional de Jovens Absolutos, situação que está a ser ponderada e que dependerá das “condições que conseguirmos reunir”.


O xadrez ao mais alto nível vai no entanto regressar ao Bombarral já no próximo Sábado, dia 20 de Novembro, com a realização da Supertaça de Xadrez. O troféu será disputado no Hotel Comendador, a partir das 14:30 horas, entre o campeão nacional, a Academia de Xadrez de Gaia, e o vencedor da Taça de Portugal, o Diana de Évora.


Entre outras entidades, o Campeonato Nacional de Semi-Rápidas para Jovens contou com o apoio do Município do Bombarral. No final, o presidente da autarquia, José Manuel Vieira, mostrou-se muito satisfeito com a forma como a prova decorreu, destacando a moldura humana que a mesma constituiu.


“Iniciativas deste género são uma mais valia extraordinária para o nosso concelho”, considera o edil, acrescentando que para o Município foi “de facto um grande orgulho receber este elevado número de jovens, alguns dos quais que já tiveram oportunidade de participar em provas mundiais”.


Em termos organizativos, o Presidente da Câmara do Bombarral, José Manuel Vieira reconhece que foram “de certa forma notórias algumas das dificuldades que a autarquia está a atravessar, mas com o esforço da Academia de Xadrez do Bombarral e de alguns elementos da Câmara Municipal conseguimos que o evento fosse um sucesso e honramos mais uma vez o Bombarral enquanto anfitrião de uma prova tão importante quanto esta”.


A prova foi disputada nos escalões de Sub-8 a Sub-20 (Masculinos e Femininos), tendo a organização entregue um troféu às três primeiras atletas femininas de cada escalão e aos três primeiros classificados de cada escalão absoluto. Até ao 10º classificado de cada escalão absoluto foi ainda entregue uma medalha.


Para proceder à entrega dos prémios, além do Presidente da Câmara Municipal e de outras individualidades, marcou presença o Adjunto do Governador Civil de Leiria, Jorge Sobral. "



Por Carlos Baptista



Esta prova no Chess Results:
Sub08, Sub10, Sub12, Sub14, Sub16, Sub18, Sub20
.

Sem comentários: