casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A FPX está ou não a cumprir os Regulamentos do C.N. EQUIPAS 2010-2011 ?


http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTl3cggdgRztHt_sbjs2yopoaZUNsBgdJBgfbq2RSTO23c3CWyndA


Transcrição do email do Rúben Elias à FPX - ainda sem ter recebido qualquer tipo de resposta. Nem que seja um "Estamos a analisar, obrigado" - NADA !



« Boa noite caros senhores da federação Portuguesa de xadrez.

Envio-vos este e-mail com o conhecimento anónimo de mais 414 pessoas diferentes ligadas ao xadrez.

Mesmo que não me respondam e deixem a situação andar, pelo menos não poderão dizer que não foram contactados!
O numero de pessoas ligadas á modalidade que estão a receber este e-mail (de norte a sul do país e ainda do arquipélago dos Açores) ,dará pouco espaço para isso!


O que reclamo é que verifiquei com estranheza o escalonamento por divisões no campeonato nacional por equipas 2010-2011,quando sei de antemão que algumas equipas não cumprem o pressuposto no artigo 36ºdo regulamento de competições.

Também é muita estranha a frase escrita na página da federação (http://fpx.weebly.com/) que diz o seguinte:

"Solicita-se a todos os interessados que confiram as listas, e caso discordem de qualquer situação apresentem por escrito (fpx.competicoes@gmail.com), até ao dia 12 de Novembro de 2010 o seu parecer.
Findo este prazo não serão aceites quaisquer reclamações, passando as listas a ter carácter definitivo."

Parece que a partida sabem das ilegalidades que estão a cometer,mas se ninguem reclamar, elas "passam"!

Nos diversos anos que já levo desta modalidade,já vi jogadores ganharem partidas de semi-rápidas e de rápidas com lances ilegais.
Basta o adversário não ver e "passa"!

Mas como confio na seriedade dos actuais dirigentes federativos,não estou em crer que estejam a tentar fazer um lance ilegal,mas sim que toda esta situação seja fruto de "desatenções" (coloquei entre aspas esta palavra,porque foi exactamente o que um grande senhor ligado ao xadrez no norte do país me disse hoje mesmo via telefone para classificar esta situação).



Recordo alguns epísódios.

-Dia 1 de Outubro de 2008 entrou em vigor um novo regulamento de competições (que podem verificar aqui ) que dizia o seguinte nos pontos 5 e 6 do Artigo 36 (Inscrições de Equipas no Campeonato Nacional por Equipas):

"5. Para inscrição de um clube no Campeonato da 1ª Divisão existem as seguintes condicionantes:
participação em campeonatos nacionais, regionais ou distritais de jovens da época anterior, de 15
jovens diferentes pelo menos, filiados pelo clube nessa época. A contabilização dos participantes é
feita com base nos jogadores que concluíram a prova. (Regime transitório: Época de 2008-09: 0
jovens; época de 2009-10: 5 jovens; época de 2010-11: 10 jovens).

6. Para inscrição de um no Campeonato da 2ª Divisão existem as seguintes condicionantes:
participação em campeonatos nacionais, regionais ou distritais de jovens da época anterior de pelo
menos 8 jovens diferentes, filiados pelo clube nessa época. A contabilização dos participantes é feita
com base nos jogadores que concluíram a prova. (Regime transitório: Época de 2008-09: 0 jovens;
época de 2009-10: 4 jovens)."

Os sublinhados foram de minha responsabilidade,estando transcrito integralmente o regulamento como podem comprovar.

O regulamento é mais do que claro que para as equipas se inscreverem na I Divisão 2010-2011 tinham de ter tido 10 jovens diferentes a jogar os "nacionais, regionais ou distritais de jovens" na época passada, e para se inscreverem na II divisão 2010-2011 ,teriam de ter tido a jogar as mesmas provas 8 jovens diferentes (já não há qualquer regime transitório para a inscrição dos clubes nesta época).



-Posteriromente foi lançado um novo regulamento de competições que entrou em vigor dia 15-10-2010 ( como podem comprovar aqui ) em que o senhor engenheiro Antão (presidente da fpx) assinou (e até sublinhou!) as seguintes palavras:

"Nota Importante - Juridicamente não se pode retirar direitos às equipas que os obtiveram de acordo com o actual RC"

Inclusivé o ponto 3 do Artigo 55 (Transição para o novo quadro competitivo) diz (e eu sublinho pela importância que têm) o seguinte:

"3. Os efeitos de alteração do artº 36º do anterior Regulamento de Competições só se farão sentir na relação com a época 2011/2012"

Em suma,como estamos na época 2010-2011 (desde o dia 15 de Outubro) e como não se pode retirar os direitos às equipas que os obtiveram de acordo com o regulamento de competiçoes que estava em vigor na época passada (altura em que decorreram os nacionais por equipas e onde se efectuavam as descidas e subidas mediante as regras em vigor),questiono a federação Portuguesa de xadrez se todas as equipas que estão apuradas para a I e II Divisão em 2010-2011 cumprem as já expostas condicionantes ás inscrições.

Caso não estejam a ser respeitadas as condicionantes de acesso á I e II Divisão,então a federação Portuguesa de xadrez está a brincar com todo o trabalho que os clubes cumpridores tiveram de fazer para a obtenção de jovens,de forma a cumprir os regulamentos!

Se assim é,pode ser que futuros incumprimentos regulamentares sejam feitos nas provas da federação Portuguesa de xadrez e não haja mural depois para a federação os fazer cumprir!

A titulo de exemplo recordo na série em que joguei em 2009-2010,sei de várias equipas que não cumpriam os acessos á II Divisão,pelo que gostaria que reapreciassem a classificação que está aqui .

Recordo inclusivé que um certo dirigente de um clube desta referida série já inviabilizou no passado a inscrição de outros clubes devido ao não cumprimento regulamentar em vigor e desta vez mantêm o silêncio sobre esta situação!

Porque será?!

Que suba a equipa que se apurou mediante as regras em vigor,é o que desejo nesta e em todas as outras séries.





Para finalizar,esclareço o seguinte:

1ºEstou a efectuar este protesto a titulo pessoal (Rúben Elias,jogador filiado na federação Portuguesa de xadrez com o numero 22100) e não em representação de qualquer clube ou outro órgão.

Inclusivé a fpx diz no seu site que "Solicita-se a todos os interessados que confiram as listas, e caso discordem de qualquer situação apresentem por escrito (fpx.competicoes@gmail.com), até ao dia 12 de Novembro de 2010 o seu parecer."

Considerem-me então um "interessado" que conferiu as listas e reclamou dentro do prazo.

2º Sempre fui e sou totalmente contra as condicionantes impostas aos clubes no extinto artigo 36º do regulamento de competições e fico bastante satisfeito com a sua abolição nesta época que se repercutirá na época 2011-2012.

Os jovens é algo de salutar que os clubes tenham,mas em minha opinião, não devem ser obrigações para um clube se inscrever num campeonato nacional de equipas.

Mas temos de cumprir as regras em vigor quando estamos a jogar!

Ou será que não?

Que essa pergunta seja respondida pelos caros senhores da federação Portuguesa de xadrez!



Com os melhores cumprimentos a todos os membros da federação Portuguesa de xadrez e a todas as outras pessoas que recebem este e-mail em bcc

2 comentários:

Victor Ferreira disse...

A Federação portuguesa de xadrez ainda não respondeu porque está a pensar como nesta época de Inverno(ou quase!) vai esconder a cabeça na areia!! Está muito rija!! Deus queira que o façam e que fiquem lá com a cabeça enterrada para sempre!! Já que estão enterrados até aos co...... ao menos que esta maneira de assumir as dificuldades nos traga benefícios!! A bem do xadrez digamos em uníssono: Enterrem a cabeça na areia!

Rúben Elias disse...

Uma vez mais em assuntos diferentes,faço minhas as palavras deste grande Victor Ferreira!

Ass:Rúben Elias