casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Programador cria jogo de xadrez gigante


Steve Hassenplug, é um famoso criador de Lego robotizado que decidiu construir um gigantesco tabuleiro em tamanho humano, robotizado.

A ideia dele, como alguns já podem ter adivinhado, veio do filme Harry Potter. No segundo filme da série de sucesso mundial, Harry Potter e a Câmara Secreta, onde os bruxos jogam xadrez onde as peças eram do tamanho deles. Mas ao contrário deste, as peças não se irão destruir umas às outras quando se movem para capturar o adversário, mas algumas peças, como os cavalos e os reis, têm características singulares ao se deslocarem (como no filme do Harry Potter).

Um jogo de xadrez onde se joga contra o computador. Mas a aplicação aqui é que é verdadeiramente o monstro! Cada peça é um robô autónomo!

E do ponto de vista da robótica a forma como cada peça faz o caminho para de acordo com a jogada movimento e em seguida, retorna rapidamente à sua posição prévia é bastante surpreendente.

Este projecto monstruoso (o seu nome oficial é Monster Chess) tem uma equipa de quatro pessoas que trabalham durante um ano inteiro, para finaliza-lo.

Vejamos alguns dados desse xadrez impressionante:

  • 38 Lego Mindstorms NXT;
  • Cerca de 100.000 peças de LEGO, dos quais:
    • Aprox. 18.000 para a base dos robôs;
    • Aprox. 17.000 para os modelos 3D de peças;
    • Aprox. 23.000 para as peças no tabuleiro;

Aqui fica um vídeo introdutório, que explica como funciona este "Monstro":





E aqui fica uma pequena partida jogada por este:




.

Sem comentários: