casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Picoto morreu...

Conforme notícia do jornal O Mirante desta semana, o pobre José Picoto foi encontrado morto em casa.

foto
O "cromo nº1" de Santarém morreu...

Desde puto pequeno que me lembro deste homem deambular pelas ruas da cidade e ao contrário do que acontecia com outros, com este ninguém gozava abertamente.

A boina preta “à Che Guevara” era uma das suas imagens de marca, depois andava sempre com T-Shirts revolucionários ou anti-sistema.

Já falámos do Picoto neste blog diversas vezes, se procurarem aqui pela palavra "Picoto" encontram vários vídeos sobre esta personagem.


Lembro-me de outros cromos da cidade como: a "Velha dos Gatos" ou o "Stanislau" ou o ... não me lembro já do nome, mas era um gajo que andava sempre com uma pasta de executivo e sempre a fazer palhaçadas, piadas ou graçolas aqui e ali.... estes 3 já partiram. Agora acho que só sobra o "Tibi" e o Asdrubal... é a vida.

« Foi encontrado morto esta quarta-feira, 19 de Janeiro, em sua casa, José Picoto. A figura conhecida da cidade de Santarém tinha 77 anos e vivia no centro da cidade numa casa de habitação social da autarquia. O idoso, que era militante do PCP, foi encontrado morto depois de técnicas da Acção Social da Câmara de Santarém terem “estranhado” a sua ausência pelas ruas da cidade onde costumava passear diariamente. Estranharam também o facto de as luzes de sua casa estarem “permanentemente” ligadas.

Dada a desconfiança comunicaram a suspeita à PSP de Santarém que esteve no local até à chegada do médico para confirmar o óbito. Em Fevereiro de 2009 O MIRANTE fez uma entrevista com José Picoto no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha onde esteve detido durante quatro meses por injúrias a um oficial de polícia e uma multa que disse nunca ter recebido notificação para pagar.

Há dois anos O MIRANTE visitou José Pico no Estabelecimento Prisional de Caldas da Rainha e pode ver o vídeo clicando no link:
http://www.omirante.pt/omirantetv/index.asp?IdEdicao=53&idSeccao=540&id=28611&Action=noticia »


Gostava de colocar mais este vídeo aqui no blog mas parece que o mesmo já não se encontra disponível... Vou procurar e prometo coloca-lo aqui assim que o encontrar na net.

Mais: Cravos vermelhos e a bandeira do PCP na despedida a José Picoto ...


M. Barriga

.


1 comentário:

António Alberto Pereira de Carvalho disse...

Os pobres morrem assim, abandonados como cães depois de injustiçados em vida e entregues à inclemência da justiça que não castiga os ricos e à intolerância dos poderosos que não querem ser incomodados e que à falta de coragem para castigar os criminosos se vingam nos mais frágeis dos frágeis.

O senhor Picoto tinha uma boina à Che Guevara, uma camisola com insultos ao Presidente da Câmara de Santarém que acusava de não ser o ser solidário que ele apregoava ser. Bebia em excesso para esquecer a miséria. Ninguém o levava a sério. Ninguém queria saber do seu sofrimento. Um velho bêbado que andava pela cidade a gritar alto a sua revolta e cuja voz era silenciada à força dos medicamentos que usamos para calar aqueles a quem chamamos loucos. Estes são os nossos dias.

Hoje o senhor Picoto e amanhã eu ou qualquer um de vós que se revolte contra a injustiça do mundo esquecendo-se de cumprir as regras da etiqueta e das boas maneiras. Até sempre camarada Picoto. Nós, os bêbados, loucos e inconvenientes deste mundo te saudamos!

António Alberto Pereira de Carvalho

in O Mirante - A Palavra dos leitores