casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Mais uns dias para pensarem...

Então ? Já queimaram umas pestanitas a tentar descobrir algumas das soluções possíveis do "Rei dos Problemas de Xadrez" Português ?

Aqui fica o problema novamente... e mais uns dias para vocês continuarem a pensar nele... e tentarem descobrir uma ou as duas possíveis soluções.



Mate ajudado em 4 lances...


Nota:
nos problemas de mate ajudado ambas as cores contribuem com os seus lances para se atingir uma posição de mate, começando as negras os movimentos)




Para quem ainda não teve tempo, aqui fica novamente os links desta estória, na parte I e parte II destes posts dedicados a José Vinagre.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Voces ainda não viram que colocaram mal o problema....
Se são as pretas a jogar a mate num lance...
basta jogar o cavalo para C6

Anónimo disse...

Então não publicam o meu comentario por estar certo.... Esta posição é mate num lance.... Cc6

ElToreroBombero disse...

Boa tarde caríssimo anónimo,

Não, não demorei tempo por você estar certo. Pelo contrário! Temo dizer-lhe que está muito errado.

Como queria dar-lhe uma resposta completa e de qualidade, não lhe respondi quando tinha pouco tempo livre e "às três pancadas". Assim, hoje aproveitei a minha hora de almoço para lhe responder. É que você já estava a ficar um pouco "nervoso" e antes que lhe desse um ataque cardíaco, resolvi re-arranjar o meu tempo para lhe poder responder rapidamente.

Temo dizer-lhe que... não, não tem razão nenhuma. Infelizmente, não. O problema é mesmo assim mas parece que a nossa explicação sobre o tema destes mates ajudados é que não foi suficiente para o elucidar.

Então é assim:
- é obrigatório ser mate em quatro. Ou seja, ambos os lados contribuem para isso; São forçados a jogar mal de forma a que seja mate em quatro (sofrem as negras neste caso).

Mas não pense que é fácil! Alias acho que eu podia hibernar uns anos que você ainda andaria às voltas com isto quando eu acordasse... e vice-versa! :)

Se fosse fácil o John Nunn tinha descoberto isto tudo. Certo ?

De qualquer forma, muito obrigado pela sua intervenção.

Tenho a certeza absoluta que não foi o único a ter ou levantar tal questão.

Se precisar de mais ajuda diga.

Cmpts,
Casa do Xadrez de Alpiarça

Victor Ferreira disse...

Estes anónimos agora percebo porque não se identificam!! Porque têm vergonha! Pelos vistos nem ler sabem,alguns!! E depois ainda se acham com muita razão! Tenham dó e dediquem-se a outros desportos!