casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ecos do 2º Torneio João Duarte dos Santos

Num Portugal “em crise”, influenciado pelos “grandes exemplos mundiais”, num Portugal onde a questão cultural, como pode certamente parecer à primeira e à segunda vista, cede perante as necessidades económicas e de foro mais, por assim dizer, “terrenal”, mesmo assim, ainda surgem e, não cabe dúvida nenhuma(!), não deixarão de surgir iniciativas dignas de serem imitadas por todos nós.
Uma delas é o recentemente celebrado 2º Torneio João Duarte dos Santos, uma simpática prova de cariz descontraido e aparentemente amador, mas é só na aparência, pois segue com todo o rigor as normativas da FIDE. O que a FIDE não impõe é o carinho do convívio e a hospitalidade dos anfitriões!
O Anfitrião, que neste feliz caso foi o próprio homenageado Sr. João Duarte dos Santos, um homem afável, de grande coração e humildade, fez com que todos nos sentissemos como em casa, aliás, foi na sua própria casa que fez-se o Torneio!
Quanto ao conteúdo meramente xadrezístico, fiquei agradavelmente surpreendido, pois desde o primeiro jogo senti que a malta local, muito apesar da sua amabilidade e bom trato pessoal, não está lá a brincar, e tenta de estar num nível que obriga à máxima concentração, pois o preço do erro lá pode rapidamente levar a um lógico “zero” em contra:). Pessoalmente fiz uma performance muito acorde com o esforço que lhe aplico ao meu xadrez actual, pelo que deixo cá um precedente que o ranking ELO é um indicador que de maneira nenhuma predestina o resultado dum jogo concreto, pois o xadrez é um jogo objectivo e só ganha quem for o menos subjectivo possível (esta regra fica comprovada pelas tantas honradas excepções, diria Tal ou Bronstein:)).
O resultado final foi, ao meu ver, muito justo e é para dar os parabéns ao rapaz Daniel Bray que demonstrou muita determinação e resistência, produtos de já visível experiência adquirida e que esperemos não fique por ai. Também é de salientar a actuação do Cavadas-filho, quem está a produzir partidas com cada vez maior qualidade, sem ter-lhe medo a ninguém, espero bem que continue a progredir e que o Cavadas-pai tenha a força suficiente de apoiar o rapazinho, quem tem ainda muito mais para dar!
Desde esta margem do Tejo, pois quero agradecer pela calidez e a qualidade da gente do Bormbarral e o fair play de todos os participantes!
E que continue para o ano próximo com convidados cada vez mais fortes para honrar e fomentar o esforço dos xadrezistas locais.


Sem comentários: