casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Hou Yifan mantém o título Mundial Feminino


http://www.tabuleirodexadrez.com.br/imagens/hou-yifan.jpg


A jovem chinesa de 17 anos, Hou Yifan, renovou o título de campeã mundial feminino de xadrez ao derrotar a indiana Humpy Koneru em match de dez partidas disputado na cidade de Tirana, Albânia.

Hou é a terceira figura no atual ranking mundial feminino.

Com um empate na oitava partida, conseguiu os 5,5 pontos necessários para manter o título. Humpy ficou com 2,5 pontos.

A vencedora levou para casa um prémio de 120 mil euros, enquanto a indiana receberá 80 mil euros.

A Federação Mundial de Xadrez (FIDE) resolveu devolver ao Campeonato Mundial Feminino de Xadrez o formato clássico de uma final, no qual uma candidata (campeã do Grand Prix) disputa a coroa com a detentora do título, algo que não ocorria há 11 anos.

Hou Yifan foi a jogadora mais jovem a conquistar o título de Grande Mestre de Xadrez, com apenas 13 anos, e também a mais jovem campeã mundial da história, tanto entre homens como entre mulheres (16 anos).

Alguns já comparam a jovem chinesa com a mítica jogadora húngara Judit Polgar, única na história que esteve no Top 10 absoluto. Mas Judit, ao contrário de Hou, prefere não disputar torneios exclusivos para mulheres, por isso nunca foi campeã mundial.

.

Sem comentários: