casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 15 de março de 2012

As eleições para a AG da FPX de 11 de março de 2012

A Federação Portuguesa de Xadrez colocou no seu site os resultados das votações de Domingo passado.


As votações por mesa de voto estão aqui .

Faço copy paste em baixo dos resultados que estão na página oficial da FPX:

Eleições 2012 - Resultados provisórios
Total de delegados da AG: 40
Votos delegados
Clubes (16 delegados):
- Lista A 23 8
- Lista B 22 8
Votos brancos 1

Praticantes (6 delegados):
- Lista A 88 3
- Lista B 45 2
- Lista C 36 1
Votos brancos 6
Votos nulos 2
Técnicos (3 delegados):
- Lista A 9 2
- Lista B 6 1
Votos brancos 1
Árbitros (3 delegados):
- Lista A 14 3
Votos brancos 1

Votos nulos 3


Mas o que realmente dá que pensar,são os resultados por mesa de voto.

Das quatro categorias existentes (árbitros,técnicos,clubes e praticantes), verifique-se o mínimo e o máximo (reitero que os dados estão aqui) :

-Nos clubes,em Faro e nos Açores,apenas 2 votaram.
O Porto conseguiu levar 14 clubes as urnas.

-Nos praticantes,nos Açores apenas votaram 4 jogadores nestas eleições (Faro teve 5),quando podiam votar todos os filiados como praticantes,desde que fossem maiores de idade!
Também foi no Porto que os praticantes se interessaram mais por estas eleições,tendo levado 50 as urnas.
De salientar que ainda no final da época passada,o numero de filiados em Portugal era de 2615 (conforme está colocado no site da FPX)!

-Quando aos técnicos, Setúbal foi onde teve mais votantes e foram 4
1 e 2 técnicos a votar,foram os números para todas as outras sete mesas de voto!

-Nos árbitros,Açores,Aveiro,Coimbra e Faro conseguiram convencer 1 único arbitro em cada mesa de voto as irem as urnas exercer o seu direito de voto!
Lisboa foi o lugar onde mais árbitros votaram,e foram 5...


Que cada um tire por si as conclusões,acerca dos resultados destas concorridas eleições para delegados da mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Xadrez.


Com os melhores cumprimentos a todos,
Rúben Elias
https://mail.google.com/mail/c/photos/public/AIbEiAIAAABDCMzm7oDvsuT-WiILdmNhcmRfcGhvdG8qKGQyMDUzYTgzODJhMDk0N2I0YmNiNzEwMzBhZGEzNDg3MzIzMGQ0MjYwAdDctHsuCfTJ02FkLrPWTEyhXiNC?sz=64

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito sinceramente, depois de ter verificado a fraca adesão que é típica e vai para anos sem existir ninguém que pense em alterar esse estado de coisas, depois de ponderar um pouco, creio que o facto de o acto eleitoral ser pouco concorrido, nem é o mais grave, pois o maior problema é a forma inquinada de todo o processo e da maneira como se criam as listas, pois basta dois elementos se dividirem por cada uma e se colocarem no topo, chamando mais duas ou três pessoas, para depois encarregarem essas pessoas de endereçarem novos convites e práticamente os do meio das listas para o fim até podem nem sequer conhecer os primeiros! A fraca adesão é uma consequência do modus operandi mas revela dados que têm de ser tiradas conclusões, pois caso contrário o xadrez nunca consegue ter gente com capacidade e equilíbrio para decidir os destinos da modalidade. É um pouco como a política. A revolução francesa foi muito bonita nos ideais, mas a verdade é que certos poderes tanto aparecem nas tiranias como depois se adaptam á democracia, mas são sempre eles a decidir! O power to the people do John Lennon para ser eficaz o que é necessário é escrutínio do povo e no xadrez de toda a comunidade não só no acto de votação mas quanto á sua forma! Numa sociedade de informação e na modalidade xadrez onde há seres pensantes (ou seria suposto haver), não há forma de mudar o acto da votação para ser maçivamente concorrido e se alterar a forma como as pessoas são eleitas das listas?
A meu ver tal como está mesmo que muita gente ou toda a comunidade votasse, é provável que quem não interessa lá estar para lá fosse parar! Porque é que se uma lista vence outra, elementos da lista derrotada vão para lá? Vão dizer-me que é por causa da percentagem de votos, mas da forma que está é uma fraude porque os elementos do topo acabam sempre eleitos quer ganhem ou percam! Além disso, Vê-se uma clarissima diferença nos votos dos representantes dos praticantes relativamente aos representantes dos clubes e escândalosamente, dos praticantes em 169 votos pelas 3 listas só saem 6 delegados! Das listas de representantes dos clubes com apenas 45 votos saem 16 delegados! Extraordinário! Uma lista com 3 vezes mais votos acaba quase com 3 vezes menos pessoas lá colocadas. Isto é a inversão total de valores meus amigos! Podem dizer o que quiserem e que a lista de representantes de clubes é mais importante mas o processo está todo inquinado á nascença! São necessárias soluções para esta fraude e palhaçada mas sejam quais forem, eu quero votar directamente em pessoas individualmente e não em listas ou então de uma só lista mais votada tirarem todos os representantes de clubes, praticantes, árbitros, treinadores etc e zer de listas derrotadas. Isto como está é como os partidos políticos que têm eleições pouco transparentes no seu seio por um grupelho qualquer, não há escrutínio nenhum de trajectos pessoais ou qualidades e atiram-se uns bons para o meio da lista mas a malta da gosma está sempre no topo e sabem sempre que vão para lá! Depois há imagem da política um desconhecido qualquer sem trajecto nenhum pode chegar a primeiro ministro! No xadrez vão para lá discutir o quê se nem á frente de clubes deviam estar? Vão depois a congressoas da FIDE? Não me façam rir. O método de votação aquando das filiações por toda a comunidade e por cruzinha em cada candidato individualmente é infalível! Ninguém tem de ser mais do que ninguém e colocar-se no topo das listas! Quem aceitar pertencer a uma lista tem de estar preparado para ir para lá e todos em pé de igualdade. No final da votação é que se via. Outro galo cantaria! Construam lá as listas que quisessem mas tudo passaria pelo voto total dos filiados e individualmente na personalidade/s que quisessem. Como está é uma fraude porque as pessoas são levadas ao engano a votar numa pessoa que conhecem que tenha dinamismo e se encontra no meio de uma lista mas os do topo da lista vão sempre para lá. Com o voto individual dúvido que muitos para lá fossem. Não há ninguém que pense o xadrez em Portugal? Aceitam-se ideias!!

Anónimo disse...

Essa história do representante a votar no representante, no praticante a votar no praticante, no árbitro a votar no árbitro e no técnico a votar no técnico não dá nada e é totalmente absoleto e só leva a embustes. Organizem mas é essas categorias todas e cada sócio da FPX vota em todas! Vota na pessoa x e não em grupelhos. As eleições deviam ser impugnadas porque esse número de votantes é ridículo, não representa a comunidade no seu todo e já há anos que esse carnaval continua e está todo o processo enquinado. Um voto por categoria numa pessoa individual a cada sócio e no final quem tivesse individualmente mais votos é que cobria os lugares e não votar-se em grupelhos onde pode estar gente boa mas quase sempre com o diabo a espreitar atrás da porta! Porque é que cada sócio da FPX não poderá ter um voto por cada categoria?