casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quinta-feira, 22 de março de 2012

C.N.Equipas: Contra as jornadas duplas !

https://encrypted-tbn3.google.com/images?q=tbn:ANd9GcT-GLvci1tAJeIqP1n_WgdGvNUNqJqsAEgQjBXQe6I9ZVdA-pPW


A Casa do Xadrez de Alpiarça, à semelhança do que já fizeram outras equipas, vem desta forma manifestar o seu desagrado quanto a esta invenção de jornadas duplas aos fins de semana no Campeonato Nacional de Equipas !

Fica a perder o Xadrez, a Família de cada um de nós e o nosso merecido descanso de fim de semana. Descanso que este ano, com os jogos ao Domingo (que nunca acabam cedo) se ainda por cima jogarmos fora, é a loucura !


A Casa do Xadrez num dos fins de semana até jogou fora e longe duas vezes !!! Uma vez a Coimbra e outra para os lados de Aveiro!

A nosso ver, estas jornadas-duplas não devem voltar a repetir-se.


A opinião de alguns de nós em particular.

As jornadas duplas são de facto um esforço maior do que as habituais jornadas ao Sábado.

A favor:

1. Reduzimos o número de fins de semana usados, portanto podemos ter mais fins de semana sem qualquer atividade xadrezista.

2. É mais fácil para a formação da equipa encontrar um conjunto de xadrezistas disponíveis durante um fim de semana, do que propor que ocupem dois Sábados em dois fins de semana consecutivos, porque acaba por cortar dois fins de semana.

3. Para uma equipa que tenha dois encontros consecutivos em casa é excelente.

Contra:

1. Para uma equipa que tenha duas deslocações no mesmo fim de semana é um esforço enorme, principalmente se essas deslocações forem grandes. (Este foi o caso da Casa do Xadrez).

2. Nos fins de semana de jornada dupla as famílias ficam prejudicadas.

3. Em termos desportivos é um bocado esgotante, para não profissionais, principalmente quando conjugado com deslocações longas.

Em resumo:

Muitas vezes se tem praticado jornadas em dias consecutivos, como por exemplo as fases finais dos campeonatos da 1ª divisão, simplesmente as equipas nesses casos encontram-se concentradas num único local, devidamente instaladas.

Desta forma o problema não são as jornadas duplas nem as deslocações, mas sim a conjugação de ambas as situações.

Deslocações longas + Dias consecutivos = mistura explosiva

Pedro Vinagre


Somos contra pois claro !!!

Qdo se faz 2 deslocações de seguida é muito esgotante…

Aliás só devia ser calendarizado o sábado, pq em deslocações grandes, como a nossa última a vale de Cambra, se o jogo tem acabado um pouco mais tarde, como seria normal, chegávamos tardíssimo a casa…e no outro dia é dia de trabalho…

Luís António

E aqui fica, para terminar, a opinião já expressada de outros Clubes:


Estes fins-de-semana em versão xadrezistico-acelerada finalmente terminam. Atenção gostamos de mexer umas peças, irmos almoçar/jantar e ir ver as partidas em post-mortem e afins... Mas isto de jogar no Sábado, fazer tudo, ir analisar e tal, o pessoal às 5 da matina tá cansado e tem de ir para casa... No dia seguinte, é domingo e há jogo!!
Acorda-se tarde, faltamos à missa, almoça-se a correr ainda enjoados da noite anterior e 'bora lá que são ainda uma parga de kms até lá! E fomos. Mas é violento e descabido. Como dizem os brasileiros: Estraga o barato!


As jornada duplas de fim de semana, bastante contestadas por inúmeros clubes, não privilegiam nem o xadrez, nem as respectivas famílias. Com o aproximar de um destes fim de semana, alguns dos jogadores mais utilizados na corrente época preferiram não sacrificar as suas famílias com dois fins de semana seguidos de xadrez, um dos quais completo, e deram assim oportunidade de "rodar" quase todo o seu plantel, que deu muito boa conta do recado, diga-se de passagem.



.

3 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo. Ver também o relato da nosso viagem a Vale S Cosme no blogue do Gato no sábado passado, no domingo a equipa de Palma e Arredores nem foi...

Marinus

Antonio Vítor disse...

Concordo também, estes individuos que fazem os calendários parecem que percebem pouco de coisa alguma.

Anónimo disse...

A grande questão é que eles não estão lá para pensarem nos pequenos problemas dos xadrez, quanto mais nos grandes! Quando li no site da AXL uma mensagem sobre as rapidinhas no dia das eleições onde se dizia: "Vamos dar a imagem que o xadrez está de boa saúde". É caso para perguntar: Estes indivíduos vivem em que planeta? Continuamos com estas manias do dar a imagem e da sociedade da imagem, mas o principal que é a competência ou rigor, isso é algo que nem lhes passa pela cabeça! É uma questão estrutural de algumas personalidades e quando assim é, só há um caminho: Refundar todo o processo das eleições e o modo como certas pessoas vão cair de páraquedas nos cargos. Esse modelo futeboleiro não dá nada. Sou favorável a jogos ao fim de semana mas de torneios individuais. Por equipas teria sempre de existir um sorteio condicionado tendo em conta distâncias a percorrer e nunca essas loucuras de jornadas duplas. Continuamos a ter um xadrez a despachar e nos torneios individuais únicamente em pós-laboral quando se podem usar tardes de fins de semana. A grande trapalhada é o pensamento habitual. Aguardemos as próximas broncas...é só uma questão de tempo...
No fundo o xadrez de taça é mais uma prova tipo 24h Le Mans!?