casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Deep Blue terá ganho a Kasparov devido a um 'bug' do sistema ????







Esta é a mais recente teoria sobre o assunto.

O match já foi há 15 anos... Um dos maiores confrontos da história entre o Homem e a máquina... A série de partidas de xadrez entre o campeão mundial Garry Kasparov e o supercomputador da IBM, Deep Blue. O computador saiu vitorioso no que foi considerada uma grande vitória para a computação, mostrando todo o potêncial possivel  no campo da Inteligência Artificial. 
 
Um livro recém lançado diz que a vitória pode não ter acontecido devido ao grande nível de programação feita pelos engenheiros IBM, mas sim por uma falha no sistema do Deep Blue.


Falha no sistema pode ter dado vitória a Deep Blue sobre Kasparov


Segundo uma passagem do livro "The Signal and the Noise", do autor Nate Silver, jornalista do The New York Times um dos responsáveis pela programação do Deep Blue para o torneio de xadrez de 1997 disse que, na primeira partida contra Kasparov, o supercomputador apresentou uma pequena falha, que o impediu de escolher uma jogada lógica.

Por causa desse erro o sistema optou pela única saída possível, que era realizar um movimento aleatório. Devido a esse movimento que o campeão mundial de xadrez não entendeu / não percebeu qual era a lógica utilizada pelo supercomputador, começou a acreditar que a jogada contra-intuitiva poderia ser um sinal de inteligência superior... ou de influência externa à maquina. Kasparov nunca considerou que aquilo era "um simples bug” declarou Murray Campbell. 

Isso criou uma dificuldade e um stress que levou o supercomputador a vitória na segunda partida.

“A bug occurred in the game and it may have made Kasparov misunderstand the capabilities of Deep Blue,” Campbell told me. “He didn’t come up with the theory that the move it played was a bug.”
 
Para muitas pessoas a disputa não passou de um teatro, uma jogada de marketing para elevar as ações da IBM, opinião que o documentário Game Over: Kasparov and the Machine só ajudou a reforçar.

Mas tenha sido a derrota do russo fruto de um acordo, da superioridade da máquina ou mesmo uma falha, o fato é que Kasparov esteve em desvantagem desde o início, já que o seu adversário conhecia todo o seu histórico de jogadas, não se cansava e nem estava suscetível à pressão psicológica, qualidades estas que só reforçam o talento daquele que é considerado por muitos como o maior jogador de xadrez de todos os tempos.










Sem comentários: