casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Entrevista com Victor Ferreira




O Victor Ferreira é um dos grandes nomes do Xadrez em Alpiarça, sendo umas das peças basilares da Casa do Xadrez de Alpiarça, mas também a nível individual. 

Jogador com atualmente 63 anos de idade, esteve recentemente no Campeonato Europeu de Veteranos, depois de se ter sagrado Campeão Nacional de Veteranos em 2012/2013 (Lentas e Semi-Rápidas) e tendo ficado em 2º lugar em 2013/2014 (Lentas e Semi-Rápidas). 

Tem 2016 pontos de Elo, sendo o 3º jogador filiado do escalão Veterano com melhor Elo e foi este ano agraciado com uma enorme distinção tendo recebido a medalha de mérito desportivo-grau ouro pelos serviços e representação desportiva relevante prestada ao Município de Alpiarça, em sessão solene, na Casa-Museu do Patudos, em Alpiarça. Vamos conhecê-lo um pouco melhor.


1. Como começaste a jogar xadrez? Como te iniciaste na modalidade federada?
R: Aprendi a jogar observando os mais velhos que jogavam no café Portugal então existente em Santarém. Na modalidade federada comecei no Grupo de Xadrez de Santarém (GXS), mais tarde no Clube Riomaiorense (RM) e actualmente na Casa do Xadrez de Alpiarça (CX).

2. O que pensas da realidade do xadrez hoje em dia?
R: Hoje em dia, com a ajuda da informática, a força dos xadrezistas tem aumentado se compararmos com o que passava há 30 anos. No entanto, julgo que se tem perdido o espírito de convivência que existia nessa época. A vida moderna é muito exigente para os jovens e acaba por afastá-los da modalidade!

3. Qual foi o torneio que mais gostaste de participar? Qual foi o melhor resultado que conseguiste na tua carreira xadrezística?
R: Os torneios em que mais gostei de participar foram, com certeza, os vários campeonatos por equipas que joguei pelo GXS pelo RM e actualmente pela CX. Individualmente a minha recente participação no Europeu de veteranos constituiu uma boa experiência, principalmente na parte de convívio. A título colectivo o melhor resultado foi o 3º lugar obtido pelo GXS nos anos 70. A título individual foi o ter sido campeão nacional de veteranos em 2013.

4. Quais são os seus hobbys para além do xadrez?
R: Para além do xadrez pratico com alguma assiduidade bridge, também federado.

5. Continuas muito ativo nas provas nacionais. Quais são os seus planos a médio/longo prazo no xadrez? Quais os principais objetivos para a
época 2013/2014?

R: Já tenho praticamente 64 anos pelo que os meus planos são de curta duração (risos)! Para já em 2014 temos como objectivo colectivo mantermo-nos na 2ª divisão com a Casa do Xadrez o que não está nada fácil, diga-se de passagem.

6. O xadrez é uma modalidade em que se assume várias funções. Em qual te vês mais ativo: jogador, treinador, dirigente?
R: Para mim só a actividade de jogador me entusiasma! Por imposição dos outros meus camaradas, acumulo com o ser capitão da Casa do Xadrez (risos)!


em entrevista à  F.P.X.

Sem comentários: