casadoxadrezkabab@gmail.com...............................Coordenadas GPS: Latitude: N39º15'43,4" . Longitude: W8º34'56,7"
Blog optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ministra da Letónia ganhou à melhor jogadora do mundo de xadrez



Dana Reizniece-Ozola é ministra das Finanças da Letónia e craque no xadrez. Ganhou à melhor do mundo e agora quer o xadrez nas escolas.




Dana Reizniece-Ozola é a ministra das Finanças da Letónia, mas a notícia não envolve esse cargo. A novidade aqui é que a governante derrotou esta segunda-feira Yifán Hou, campeã do mundo de xadrez, num torneio em Baku, no Azerbaijão.

Esta mãe de quatro filhos, hoje com 34 anos, aprendeu a jogar xadrez quando era pequena. Foi jogadora de alta competição e fez muitos torneios.

“Quando voltava à escola tinha de trabalhar muito rápido para recuperar. O desporto de elite ensina-te a aproveitar o tempo ao máximo e a trabalhar no duro”, contou, citada pelo "El País".

Quando chegou à política, Dana Reizniece-Ozola percebeu que o xadrez lhe podia continuar a ser útil. “O xadrez evita a perda do sentido de realidade, mantém-te os pés no chão. Para além disso, é a minha fonte de energia estando numa actividade tão exigente e esgotante como a política."

Dana Reizniece-Ozola atribui a sua capacidade de organização e liderança ao xadrez. “Toda a gente devia jogar. Ajuda em muitos âmbitos e ajuda a estruturar o cérebro.”

Desde que venceu a melhor do mundo, na segunda-feira, a ministra é a nova heroína nacional da Letónia e tenta, agora, aproveitar o seu triunfo para trazer mais pessoas para o xadrez.

“Gostaria de seguir o exemplo do Parlamento espanhol que em 2015 aprovou, por unanimidade, o apoio ao xadrez como ferramenta educativa”, acrescenta.

Depois de vencer na segunda-feira à chinesa campeã do mundo, empatou com Sophie Milliet, uma francesa, também teoricamente melhor que ela.

“É importante que cada pessoa encontre o seu nicho e desenvolva o seu talento. O meu é o xadrez e isso levou-me a tudo o resto."


In:   rr.sapo.pt
.

Sem comentários: